7 de octubre de 2023

INICIO > LATINOAMERICA > Brasil

Brasil

EL MOVIMIENTO FEMENINO REVOLUCIONARIO

27 de julio de 2005

Comunicado del Movimiento Femenino Popular (MFP) de Brasil de Liga Operária.

Abaixo a farsa do feminismo burguês!
A luta da mulher é a luta de sua classe!

O dia 8 de março não é o dia de todas as mulheres como quer o feminismo burguês.

Muito pelo contrário, esse é o dia de uma parte das mulheres em todo o mundo. Das que pelejam nos campos e nas cidades, das que sofrem a infâmia da exploração e opressão, das que derramam lágrimas de sangue para alimentar seus filhos mas não se dobram nem se dobrarão jamais.

É o dia das companheiras operárias, das companheiras desempregadas, das companheiras camponesas que lutam pelo sagrado direito à terra para quem nela trabalha, das donas de casa, das comerciárias, das professoras, das trabalhadoras em hospitais, das garis, costureiras, cozinheiras, lavadeiras, faxineiras, empregadas domésticas, camelôs, das estudantes e das intelectuais comprometidas com as lutas do povo.

É o dia da maioria das mulheres do povo em todo o mundo, exploradas e oprimidas pelo sistema imperialista, as mulheres proletárias.

Celebramos nosso dia afirmando seu caráter de classe, ou seja, não temos nada a celebrar com as burguesas, as latifundiárias, as deputadas, as policiais. Não combatemos a mesma batalha dessas carrascas de nosso povo, que lutam por manter seu poder sanguinário às custas do nosso salário pago em migalhas nas fábricas, comércio e “casas de família”. Das que pagam para nos matar nas fazendas. Das que no parlamento assinam as leis e reformas contra o povo. Das fardadas pagas para garantir a ferro e fogo a exploração e opressão do Estado burguês e latifundiário a serviço do imperialismo.

Nossa luta, das mulheres proletárias é a luta de nossa classe! Nossa libertação só será conquistada com a libertação de todo o povo!

A origem do dia 8 de março

A celebração de um Dia Internacional da Mulher Proletária foi proclamada pela II Conferência de Mulheres Socialistas realizada em Copenhague (Dinamarca) em 1910. A proposta, feita por Clara Zetkin, dirigente do Partido Comunista da Alemanha e da Internacional, determinava claramente o caráter de classe da data, inspirada nas heróicas lutas da classe operária que se travaram no mundo desde a instalação do capitalismo.

A greve das tecelãs imigrantes no Estados Unidos em 1857, que terminou com a morte de 129 operárias e o Levantamento das vinte mil tecelãs em 1909, tornou-se o símbolo da luta das mulheres proletárias de todo o mundo.

A homenagem de um dia internacional, portanto, não foi decidida por organismos internacionais burgueses e refere-se exclusivamente às mulheres exploradas e oprimidas pelo imperialismo.

El gobierno de Lula-FMI profundiza la explotación del pueblo.

(Governo Lula-FMI aprofunda a miséria e exploração do povo)/

Concluídos dois anos do governo dos oportunistas está patente seu caráter demagógico, eleitoreiro e reacionário. Nosso país nunca teve um governo tão capacho, tão submisso, tão servil ao Fundo Monetário Internacional (FMI), aos monopólios, ao imperialismo.

Todas as medidas do governo são para favorecer a grande burguesia, o latifúndio e o imperialismo.

O salário do povo é cada vez mais arrochado e, ao contrário do que divulga o governo e a mídia, o desemprego é alarmante. Enquanto isso o prefeito Pimentel PT reajusta o seu salário de R$ 10 mil para R$ 15.9 mil e também aumenta o de seus secretários em 59%.

O governo do PT, após diminuir covardemente os direitos dos aposentados e pensionistas, prepara, como um cão mandado do FMI, a “Reforma” Trabalhista para retirar o 13º salário, o repouso semanal remunerado, o pagamento de hora extra, férias, jornada de 8 horas, etc.

A reforma agrária do governo é uma mentira e cresce no campo a miséria e a perseguição à luta camponesa. As milícias armadas dos latifundiários, protegidos pelo governo, seguem assassinando camponeses pobres que lutam pela terra.

Nossa vida só tem piorado com a carestia e os aumentos escandalosos do preço dos transportes, do gás de cozinha, da água e luz, dos remédios, da alimentação.

Nas filas dos postos de saúde e das escolas na época das matrículas, vemos a falta de verbas para a saúde e educação. O mesmo acontece com a moradia, rede de água e esgoto, transporte, etc.

O dinheiro que falta para o povo é desviado para os bancos que tiveram mais uma vez em 2004, o maior lucro da história, beneficiados pela maior taxa de juros do mundo.

A violência contra o povo pobre é cada vez maior, nossos filhos jovens são agredidos diariamente pela polícia, mas o povo resiste cada vez mais, como o exemplo a resistência dos sem- teto em Goiânia.

O governo do PT governa para os ricos pisando sobre os pobres.

Abaixo as “reformas” do governo Lula-FMI

Viva a resitência e luta popular!

Crece la resistencia del pueblo de Irak y Palestina

(Cresce a resistência do povo iraquiano e palestino)

Toda parafernália militar, bilhões de dólares, milhares de soldados não foram suficientes para barrar a resistência do povo iraquiano. A resistência imposta pelas massas destruiu todo o discurso de rápida e esmagadora vitória das tropas invasoras e a falsa propaganda sobre a invencibilidade da moderna máquina de guerra dos imperialistas.

Todas as tentativas utilizadas pelos ianques para amedrontar e intimidar os iraquianos foram frustradas. A brava e decidida Resistência Popular já dura 2 anos, acertando duros golpes contra o imperialismo, obrigando-os a recuar cada vez mais.

As ações cada vez mais organizadas contam com o apoio massivo da população, homens, mulheres e crianças combatem destruindo o inimigo imperialista -não só soldados americanos e seus aliados, mas também todos que estão a serviço dos ianques no Iraque, como governantes, juizes, policiais e todos aqueles que bandeiam pro lado imperialista.

As bravas mulheres palestinas e iraquianas são parte fundamental da resistência em seus países. O Movimento Feminio Popular se perfila junto às mulheres de todos os povos na luta anti-imperialista e neste dia se reverência à memória das milhões de heroínas da Resistência Popular em todo o mundo.

Viva a heróica resistência do povo iraquiano e palestino!

Glória eterna às heroínas e heróis proletários de todo o mundo!

Morte ao imperialismo! Viva a revolução!

Movimento Feminino Popular